top of page

GRADUAÇÕES

Existem dois tipos de graus, os técnicos e os de autorizações de ensino.

Quanto aos graus técnicos, de algum tempo para cá as graduações do Jogo do Pau funcionam por cores, podendo estar explicitadas nas faixas portuguesas largas (mais conhecidas como "cinturões" ou "cintas"), porém na escola do Santo Condestável geralmente utiliza-se cotidianamente a sinalização dos graus na própria camiseta oficial de treino. As cores são amarela, verde, vermelha, preta e roxa. As três primeiras cores possuem três graus cada, a preta possui cinco graus, e a cor roxa só pode ser utilizada pelo mestre mais velho vivo, sendo este muitas vezes referido como grão mestre.

Quanto às autorizações de ensino, enquanto cinta verde o jogador pode obter a autorização de monitor nível 1 no 2º grau, e monitor nível 2 no 3º grau; enquanto cinta vermelha, em cada um dos três graus o jogador pode ser reconhecido como instrutor - nível 1, 2 e 3 - em cada um dos respectivos graus; já enquanto cinta preta, o jogador pode ser reconhecido como professor - nível 1, 2 e 3 - em cada um dos três primeiros graus, contramestre no 4º grau, e mestre no 5º grau.

O mestre Nuno Russo é faixa preta 5º grau.

O monitor Felipe Queiroz é faixa verde 2º grau e monitor nível 1, grau reconhecido pelo mestre Nuno Russo, supervisionado por este, e autorizado a ministrar aulas e lições das bases do Jogo do Pau e a estar à frente de um grupo de estudos sobre esta arte marcial portuguesa no Brasil.

bottom of page