top of page

MESTRE NUNO RUSSO

Nuno Manuel Curvelo Russo nasceu em 1954 em Elvas (Portugal), e começou a treinar artes marciais bem cedo, mais precisamente no judo. Depois de poucos anos, trocou o judo pelo karate estilo Shotokai do mestre Tetsuji Murakami, o qual era discípulo de Shigeru Egami e Gichin Funakoshi. Nesta época Portugal começava a conhecer algumas artes marciais japonesas

Ainda faixa marrom de karate, Nuno Russo estava dando aulas substituindo um senpai (companheiro de treino mais graduado), quando então apareceram dois senhores de idade avançada perguntando se poderiam experimentar o karate. Ressabiado, afinal não é tão comum o interesse de pessoas mais velhas ao início de treino de artes marciais, o então instrutor permitiu: e no decorrer da aula chegou a exclamar "Os senhores estão mentindo, fazendo patota, já treinaram karate antes e não me contaram! Pois estão pegando o jeito muito fácil das posições, das movimentações e das bases". Foi aí que os dois idosos - nomeadamente Pedro Ferreira e Elias Gameiro - identificaram-se como praticantes de JOGO DO PAU, uma arte marcial portuguesa, e perguntaram para o jovem se ele gostaria também de experimentar, afinal as aulas seriam no mesmo clube em horário paralelo. Então ficara maravilhado com a arte marcial que ele até então desconhecera, e nunca mais deixou de treiná-la, passando a ensiná-la em 1979.
 

Chegou a viver na França e no Japão em função do karate, onde pôde conhecer outros sistemas de luta com armas de diversas partes do mundo, e, quando desafiado, venceu todos os desafios com o arcabouço do jogo do pau. Mais tarde, depois de tudo isto e com a faixa preta de karate conquistada, interrompeu os treinos e sua profissionalização no karate para se dedicar com exclusividade aos treinos, ao ensino, e à divulgação do jogo do pau dentro e fora de Portugal, recebendo o apoio de seu sensei (professor) de karate com relação a esta decisão.

Treinou com quase todos os mestres de Portugal (para não dizermos todos!), mas dá uma importância especial ao mestre Pedro Ferreira (1915-1996), exímio jogador que conhecia muito bem tanto o jogo do norte quanto o jogo de Lisboa, combinando as técnicas e inspirando-o a buscar seu próprio caminho mais tarde, o que resultou na Escola do Santo Condestável. Abaixo é possível ver um vídeo da década de 1990 dos mestres Nuno Russo e Pedro Ferreira (este portando a faixa roxa) jogando juntos:

 

 

 

Depois de mais de quatro décadas de prática, Mestre Nuno Russo é faixa preta 5º grau em jogo do pau, o segundo mestre mais velho em atividade em todo o mundo, e não há qualquer outro praticante que não o conheça, podendo ser considerado uma enciclopédia viva da arte marcial portuguesa.

Preocupado com a continuidade da existência da esgrima lusitana, detentor de uma excelente didática, um humor suave, e um sarcasmo incrível, com muita humildade ele disponibiliza-se para qualquer pessoa do mundo com boas intenções para dar seus ensinamentos, sem nenhum "segredo" no Ginásio Comercial Português, em Lisboa. Portanto, sermos seus discípulos e orientandos é um verdadeiro privilégio.

bottom of page